top of page
  • sindufla
  • 17 de fev.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 18 de fev.

Em 17 de fevereiro de 2025 foi realizada mais uma reunião periódica com os membros da Reitoria da UFLA, visando discutir alguns dos pontos relevantes levantados pela categoria. Abaixo, segue os informes do que foi discutido e os seus respectivos encaminhamentos:


Participantes pelo Sind-UFLA:

Representantes da direção: Geraldo, Elias, José Sebastião, Juliana e Júlio.

Representantes da base: Aroldo e Magalhães.


Os temas definidos pela direção do sindicato para serem apresentados à Reitoria foram:


PGD e 30 horas

Democracia

Insalubridade

WellHub


1. PGD e 30 horas


O sindicato questionou a previsão de publicação da portaria e os motivos da demora. O Reitor em exercício informou que a publicação ocorrerá nesta semana e justificou a demora pela necessidade de minimizar erros.


Sobre os critérios do PGD, foi perguntado se permanecem os mesmos apresentados na audiência, como o limite de 50% parcial e se teletrabalho remoto seria tratado apenas como exceção. O Reitor confirmou que o modelo apresentado anteriormente será mantido.


O sindicato também questionou a abrangência das 30 horas e a definição de "setores". O Reitor informou que a medida será abrangente, mas não especificou um quantitativo. Quanto à caracterização e definição dos setores, esclareceu que caberá às unidades organizacionais essa definição. Além disso, um mesmo setor ou unidade acadêmica poderá apresentar editais distintos para as 30 horas e para o PGD.


Por fim, o sindicato questionou se haveria alguma restrição tanto para o PGD, como para 30 horas, para adesão de servidores que recém chegaram em setores (removidos ou novo servidores), ao qual o reitor em exercício informou que não haveria restrições para adesão destes servidores.


2. Democracia


O sindicato solicitou uma revisão no formato de eleição dos representantes dos TAE’s, propondo duas alternativas: voto por número de cadeiras (cada TAE poderia votar em 7 candidatos/as) ou eleição por chapa, conforme ocorre em outras Instituições Federais de Ensino. O Reitor em exercício informou que irá verificar com o presidente da Comissão de revisão do regimento da UFLA como essa questão está sendo discutida e dará um retorno ao sindicato.


Os representantes também cobraram a promessa de campanha sobre a prerrogativa das unidades acadêmicas na escolha de suas chefias, que ainda não foi implementada. O Reitor mencionou que, em algumas unidades, houve diálogo para a escolha das chefias, mas reconheceu que não foi possível em todas.


Outro ponto abordado foi a avaliação de desempenho realizada pela equipe em relação as ações das chefias, que, segundo os representantes, tem pouca utilidade prática. O Reitor se comprometeu a estudar o tema.


Por fim, foi levantada a possibilidade de maior participação dos TAE's como coordenadores de projetos de extensão. O Reitor sugeriu uma reunião com ele e o Pró-Reitor de Extensão e Cultura na quarta-feira, 26/02, às 07h15, proposta que foi aceita pelos representantes do sindicato.


3. Insalubridade


Foi questionado quais medidas estão sendo adotadas em relação aos diversos problemas relacionados à insalubridade. O Reitor informou que a PROGEPE formou duas comissões para tratar do tema.


O sindicato solicitou a inclusão de representantes do Sind-UFLA ou do GT Insalubridade nessas comissões. O Reitor em exercício não apresentou objeção e propôs uma reunião com o Sind-UFLA e a PROGEPE na quarta-feira, 26/02, às 08h15, para tratar do assunto. Os representantes aceitaram o horário e se comprometeram a convidar membros do GT Insalubridade para participar.


4. WellHub


O sindicato apresentou a proposta do WellHub (Gympass), explicando que, com o atual orçamento do sindicato, não seria possível arcar com a adesão ao programa. Entretanto, ressaltou que a demanda existe e que um convênio da UFLA com o WellHub seria um benefício para a categoria e para toda a comunidade acadêmica.


Magalhães, representante da base, apresentou editais de dois Institutos Federais que contrataram serviços similares. O Reitor em exercício não se opôs à ideia e solicitou mais informações sobre os processos de contratação nesses Institutos. Ele também sugeriu a possibilidade de um projeto piloto inicial para os servidores.


Por fim, os representantes do sindicato designaram Magalhães para tratar do assunto com a Reitoria em nome do Sind-UFLA.


Encaminhamentos:


- Publicação da portaria do PGD/30 horas nesta semana.

- Reitor verificará com a Comissão de revisão do regimento a questão da eleição dos representantes TAE’s.

- Reunião na quarta-feira, 26/02 (07h15) sobre participação dos TAE’s em projetos de extensão.

- Reunião na quarta-feira, 26/02, (08h15) sobre insalubridade, incluindo membros do GT Insalubridade.

- Magalhães reunirá informações sobre contratação do WellHub em outros institutos e dará andamento ao tema junto à Reitoria.

  • sindufla
  • 1 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

 

Procura não entrar em nenhuma briga; Mas, entrando, encurrala o medo no inimigo.

(Polônio, Cena III, Ato I, em Hamlet, de W. Shakespeare)

 

Colegas sindicalizados, iniciamos por pedir que perdoem o tom pessoal que esse texto tenderá a assumir: o Sind-UFLA precisa de vocês.


A questão que aqui nos ocupa é de interesse de todos e de todas as Técnicas Administrativas que cotidianamente constroem essa Universidade com o seu trabalho e com a sua dedicação. O que está em jogo é a nossa carreira, são os nossos salários, é o bem estar das nossas famílias, a educação dos nossos filhos, a nossa dignidade no trabalho.


Ao longo dos últimos anos, nossa categoria viveu um agudo processo de desmobilização e de alheamento às questões que nos tocam de perto.  Há um aforismo bastante conhecido que diz que os ausentes nunca têm razão. Delegaram a outrem as decisões que lhes tocava tomar e, para o bem ou para o mal, comprometeram-se com as conseqüências dessa omissão.


Contudo, estamos diante de uma decisão que é importante demais para que qualquer colega sindicalizado decida se omitir; uma decisão que é importante demais para ser tomada por uma Assembleia esvaziada. Uma Assembleia de Greve não é qualquer Assembleia.


Por isso, pedimos que cada sindicalizado se faça representar e seja partícipe na construção dessa decisão. Pedimos que conversem com os seus colegas e busquem mobilizar os seus setores, para que a decisão dessa quinta-feira tenha em seu favor o peso da legitimidade conferida por uma Assembleia lotada.


Os Técnicos Administrativos em Educação do Brasil inteiro se engajaram na Campanha Brasil Participativo, proposta pelo governo Lula, e a proposta de reestruturação da nossa carreira foi a terceira mais votada do país.


Apesar disso, ouvimos do governo que não seríamos considerados no Plano Plurianual, mas, como compensação, teríamos prioridade nas mesas de negociação.


Nossa categoria se mobilizou, construiu um Grupo de Trabalho nacional, dedicado à elaboração de uma proposta de reestruturação da nossa carreira – um grupo que, diga-se, contou com contribuições do nosso GT Local, constituído por membros da Direção e da Base do Sind-UFLA.


Nossa proposta de reestruturação da carreira foi entregue ao governo em Outubro passado. No último dia 22, quase cinco meses depois, o governo finalmente nos apresentou a sua contra-proposta. O que ele nos oferece? Nada!


Aceitaremos essa proposta? Ou entraremos em greve?


Caberá à Base do Sind-UFLA decidir – esperamos nós – na maior Assembleia dos últimos anos.






 
 
 

|

QUEM SOMOS

O Sindicato dos Técnicos Administrativos em Educação das Instituições Federais de Lavras é o sindicato que representa os servidores técnicos administrativos da UFLA trabalhando na defesa dos direitos e interesses da categoria.

Registro Sindical Processo Nº 46010004344/ 92

CNPJ Nº 20699302 / 0001-07

Filiado à FASUBRA Sindical


 

|

SEDE

CAMPUS UNIVERSITÁRIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - LAVRAS - MINAS GERAIS - 37203-202

 (35) 3829-1169   |   (35) 99723-0712

|

CLUBE DE CAMPO

RUA MITRE TEIXEIRA, 15 - VILA ESTER - LAVRAS - MINAS GERAIS - 37203-202

(35) 3409-7755 

|

NOSSA LOCALIZAÇÃO

  • Instagram
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Youtube

SINDICATO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO DE LAVRAS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

bottom of page